terça-feira, 13 de julho de 2010

"Os F1 do Piquet" - 1983 - O bicampeonato com o Brabham BT52

Brabham BT52 (BMW L4 Turbo).

Brabham BT52B (BMW L4 Turbo).

Com a proibição do efeito solo para a temporada de 1983, Gordon Murray se viu obrigado a criar um novo modelo em substituição ao BT51. Assim, seguindo o novo regulamento da categoria, nascia o Brabham BT52 equipado com motor BMW Turbo.
Com a obrigatoriedade do fundo plano, que acabava com o chamado "efeito solo", as laterais do carro ficaram bastante recuadas e a forma do spoiler dianteiro fazia com que o BT52, visto de cima, se assemelhasse a uma flecha. Outra das caraterísticas desse modelo era o tanque de combustível de reduzidas dimensões porque Murray tinha estudado a utilização do reabastecimento, como estratégia de corrida. Isto permitia que o carro estivesse mais leve durante a corrida e a utilização de pneus de compostos mais macios e aderentes.
Surgia, com a dupla Piquet e Murray, a estratégia de pit stops como meio de vencer corridas e campeonatos .
No meio da temporada de 1983 (GP da Inglaterra), o BT52 passou por modificações e melhorias passando a ser chamado de BT52B, que obteve melhores resultados que a versão anterior. As principais diferenças não eram visíveis externamente, apenas a distinção feita pelas cores invertidas no BT52B em relação ao BT52.
Com esse carro, considerado por muitos como um dos mais belos exemplares já concebidos pelo genial projetista Gordon Murray e de toda a história da Fórmula 1, Nelson Piquet conquista o bicampeonato mundial e se torna o primeiro piloto a conquistar um título ao volante de um modelo com motor turbocomprimido na chamada "Era Turbo".

segunda-feira, 12 de julho de 2010

"Os F1 do Piquet" - 1982/83 - Brabham BT51

Brabham BT51 (BMW L4 Turbo).

Quando no final de 1982 a FISA/FIA decidiu a proibição do efeito-solo para a temporada de 1983 da Fórmula 1, a Brabham já tinha o BT51 pronto para aquele ano. Mas com a mudança do regulamento o carro, que Gordon Murray havia concebido totalmente para o efeito-solo, teve que ser abandonado.
O Brabham BT51 só andou em testes (72 voltas) realizados por Nelson Piquet no circuíto de Paul Ricard/Le Castellet em Novembro de 1982. Naquele dia Piquet testou também os pneus Avon.
Gordon Murray: "Tivemos que jogar todos os desenhos fora quando anunciaram o novo regulamento".

terça-feira, 6 de julho de 2010

Stock Jr. nº 15 - Caito Vianna

Caricatura do Stock Jr. do piloto de Campinas Caito Vianna (Automondo Veículos/Incotela/Zin Bar).

Os carros da Stock Jr. são equipados com motor Yamaha (moto) de 4 cilindros, 1250 cc, câmbio sequencial de 5 marchas e muita potência em relação ao peso do bichinho: 150 cv para 550 Kg.
Para mais informações sobre a Stock Jr. 2010 clique no link ECPA .

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Carica do Fusca Speed nº 28 do Cristiano

A Copa Fusca é um torneio de automóveis Fusca Sedan organizado pela FASP. A competição segue o regulamento geral da entidade para competições de velocidade no asfalto. São dez etapas com no máximo 48 carros participantes em cada etapa e, no mínimo, seis.
Os Fuscas são divididos em duas categorias: 1600A e 1600B. As divisões existem apenas para separar os mais experientes dos mais novatos na categoria. Não existe um critério pré-estabelecido para tal divisão e fica sempre a cargo dos organizadores.
Copa Fusca:
Veículo: Volkswagen Fusca Sedan
Carroceria: original
Peso mínimo: 760 Kg com piloto
Motor 1600 cc: somente fabricados até 1985
Combustível: etanol
Transmissão: original manual com 4 marchas
Boa sorte ao Cristiano!